terça-feira, 20 de outubro de 2015

Programa 02 2015 EU ESTOU ENVOLVIDO



tema desenvolvido no programa


COMO SERIA A BIBLIA SEM O LIVROS DE ATOS...



COM O LIVRO DE ATOS TUDO SE ENCAIXA EM SEU LUGAR PRECIOSO.

ESTE LIVRO NOS SERVE DE TRANSIÇÃO DA VIDA DE CRISTO E A NOVA IGREJA

APRESENTA A PAULO E EXPLICA COMO FOI QUE UMA RELIGIÃO MINORITÁRIA CRUZOU O MAR E CHEGOU A ROMA, A CAPITAL IMPERIAL.

O LEITOR DE ATOS VISITA CIDADES CHAVES DISTRIBUIDAS AO REDOR DO MAR MEDITERRÂNEO, CHEGA A CONHECER AS PRINCIPAIS LIDERES DO NOVO MOVIMENTO E RECEBE UMA BOA ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS QUE MAIS TARDE APARECERÁ NAS CARTAS DE PAULO.

LUCAS, MÉDICO DE PROFISSÃO, JÁ HAVIA ESCRITO O TERCEIRO EVANGELHO PARA CONTAR TODAS AS COISAS QUE JESUS COMEÇOU A FAZER E ENSINAR (ATOS 1:1).

O LIVRO DE ATOS RESUME A DITA HISTÓRIA, DANDO A ENTENDER QUE TAMBEM O PRESENTE RELATO MOSTRARÁ JESUS EM AÇÃO, POREM DESTA VEZ DE UMA MANEIRA TOTALMENTE DIFERENTE.

"EDIFICAREI A MINHA IGREJA" HAVIA PROMETIDO JESUS (MATEUS 16:18) E ATOS MOSTRA GRAFICAMENTE COMO COMEÇOU O DITO PROCESSO.

JESUS MESMO HAVIA TRAÇADO O PLANO MESTRE EM SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS NA TERRA. "VOCÊS SERÃO TESTEMUNHAS EM JESRUSALÉM, EM TODA A JUDÉIA, EM SAMARIA, E ATÉ O ÚLTIMO DA TERRA" (1:8)

aTOS SEGUE O PLANO AJUSTADAMENTE: OS PRIMEIROS SETE CAPITULOS DESCREVEM A IGREJA DE JERUSALÉM, OS CINCO SEGUINTES TEM COMO CENTRO DE ATENÇÃO A JUDEIA E SAMARIA, E O RESTO DO LIVRO SEGUE A EXTENSÃO DO EVANGELHO ATÉ A POSTOS MAIS REMOTOS DA CIVILIZAÇÃO ROMANA.

O LIVRO COMEÇA EM JERUSALÉM, DURANTE A FESTA DO PESTECOSTES. MAIS DE UM MILHÃO DE PEREGRINOS SE AJUNTAVAM NAS RUAS DA CIDADE QUANDO SUBITAMENTE UM GRUPO DE 120 CRENTES ENTROU EM AÇÃO.

OS SEGUIDORES DE JESUS SE LANÇARAM AS RUAS FAZENDO PASSAGEM DE UM ESTILO NOVO E AUDAZ, E 3.000 PESSOAS SE UNIRAM JÁ NO PRIMEIRO DIA.

ESSA BARULHENTA ENCENAÇÃO É A PONTA DO NOVELO QUE LUCAS UTILIZA PARA TRAZER A TRAMA DE UMA AVENTURA HISTÓRICA.

A HABILIDADE NARRATIVA DE LUCAS FAZ QUE ATOS DOS APOSTOLOS SE ASSEMELHE A UMA NOVELA QUE VAI SALTANDO DE UMA TUMULTUOSA ENCENAÇÃO A OUTRA.

ALÍ ONDE APARECEM OS APOSTOLOS SE AGITA A AÇÃO, SE DESATAM DESORDENS E A PEQUENA IGREJA FAZ SUAS RAIZES.

EM UMA ÉPOCA EN QUE AS NOVAS RELIGIÕES SE DISSEMINAVAM RAPIDAMENTE, A FÉ CRISTÃ SE CONVERTEU EM UM FENOMENO MUNDIAL. 

O LIVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS NOS CONTA COMO.

EM ALGUNS PAISES, A PESSOA QUE SE ENTREGA AO CRISTIANISMO PERDE SEUS DIREITOS COMO UMA BOA EDUCAÇÃO OU A UM BOM TRABALHO. 

EM OUTROS PAISES, UNS POUCOS AFORTUNADAMENTE, A PESSOA QUE SE CONVERTE ARRISCA A SUA VIDA.

UM HISTORIADOR ECLESIASTICO ESTIMA QUE MAIS CRISTÃOS TEM SIDO MARTIRIZADOS NESTE SÉCULO QUE EM TODOS OS SÉCULOS ANTERIORES JUNTOS.

PORÉM, SURPRENDENTEMENTE, PELO QUE NO GERAL ACONTECE É QUE A PERSEGUIÇÃO INTENSA DOS CRISTÃOS É A CAUSA DO MAIOR CRESCIMENTO NUMERICO DA IGREJA. 

UM ANTIGO DITADO EXPRESSA ESTE FENÔMENO " O SANGUE DOS MARTIRES É A SEMENTE DA IGREJA"

DURANTE UM BREVE LAPSO A NOVA FÉ GOZOU DE FAVOR POPULAR. POREM MUITO RAPIDAMENTE PERTENCER A ELA CHEGOU A SIGNIFICAR UM GRANDE RISCO.

NO LIVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS, A PERSEGUIÇÃO QUE PRODUZIU NO PRIMEIRO MARTIR CRISTÃO, ESTEVÃO, CAUSOU IRONICAMENTE O PRIMEIRO GRANDE AVANÇO DO CRISTIANISMO FORA DA BASE JUDAICA.

OBRIGADO-OS A ABANDONAR A TUMUTUOSA JERUSALÉM, OS CRISTÃOS JUDEUS SE DISPERSARAM E LOGO SE VOLTARAM A OUTRAS RAÇAS E GRUPOS ÉTNICOS.

 FELIPE QUE PREGOU PRIMEIRO AOS ODIADOS SAMARITANOS E SALTOU LOGO AS BARREIRAS RACIAIS AO SER O INSTRUMENTO DA CONVERSÃO DE UM FUNCIONÁRIO ETÍOPE.

ATOS DOS APOSTOLOS DOCUMENTA UMA TROCA DRAMÁTICA DA FÉ.

OQUE HAVIA SIDO VISTO COMO UMA SIMPLES RAMO DA RELIGIÃO JUDAICA, A "SEITA DOS NAZARENOS", COMEÇOU A ABRAÇAR AS PESSOAS DE OUTRAS RELIGIÕES, RAÇAS E CULTURAS.

ANTES QUE SE PASSARA MUITO TEMPO, O CENTRO DA ATIVIDADE DA IGREJA PASSOU DE JERUSALÉM A CIDADE DE ANTIOQUIA. 

FOI ALI ONDE SE FORMOU A CHAMADA DE CRISTÃOS, O QUE INDICA QUÃO SEPARADOS HAVIA CHEGADO A SER A NOVA FÉ. 

NUNCA MAIS VOLTARIA A SER CONSIDERADA SOMENTE UMA COISA JUDIA.

TAL COMO CONTA LUCAS, A TRANSIÇÃO A OUTROS GRUPOS ÉTNICOS DEMANDOU ALGUNS AJUSTES. 

oQUE OS JUDEUS LUTARAM CONTRA A TER QUE ABANDONAR SUAS TRADIÇÕES DE MUITOS SÉCULOS E PERMITIR QUE A IGREJA FORA INVADIDA POR NÃO JUDEUS.

PEDRO, UM DOS JUDEUS MAIS LEIAIS, EXPRESSOU ESSE DILEMA DESTA MANEIRA

" QUEM ERA EU QUE PUDESSE ENTRAVAR A DEUS (11:17)

 UMA VISÃO DIRETA E INEGAVEL DA PARTE DE DEUS(10-9:23) HAVIA VENCIDO A RESISTÊNCIA DE PEDRO A ACEITAR  OS NÃO JUDEUS E MAIS TARDE UM CONCILIO DECISIVO DETERMINOU UMA POLITICA PARA ELES (15:1-21)

A MEDIDA QUE VAI SE PASSANDO AS PAGINAS DO LOVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS SE VÊ COMO PROVINCIAS E CULTURASINTEIRAS SE ABREM AO EVANGELHO.

A FÉ QUE HAVIA SIDO GUARDADA POR UM PEQUENO GRUPO DE INTIMOS, TODOS ELES JUDEUS QUE HAVIAM CONHECIDO A JESUS PESSOALMENTE, SE LANÇOU A UM ÁSPERO MUNDO CHEIO DE SOLDADOS, FEITICEIROS, MERCADORES E ANTAGONISTAS DE OUTRAS RELIGIÕES.

NESTE PROCESSO TAMPOUCO FALTOU MOMENTOS SANGRENTOS E ATERRADORES.

O eunuco etíope é um homem cujo nome nós não sabemos. Sua conversão abrange 15 versos da Escritura e nunca mais é mencionado. Contudo, por causa dos detalhes revelados sobre a sua salvação, é um homem muito importante. Um eunuco era um escravo, preparado desde a infância ou juventude para ser um servo por toda sua vida. Este eunuco era o tesoureiro da Etiópia, uma posição de prestígio, sob o reinado da rainha Candace. Era certamente um homem bem educado e também muito religioso pois viajou centenas de milhas através de montanhas e desertos para adorar em Jerusalém. Apesar de ter adorado na mais solene cerimônia judaica do ano, seu coração estava vazio e destituído de paz, sentando-se em sua carruagem, procurou as Escrituras em busca de um raio de esperança para sua pobre alma perdida.

Quando Felipe foi até o eunuco, encontrou-o lendo o livro de Isaías, capítulo 53. Perguntou-lhe se entendia e o eunuco admitiu que precisava de alguém para auxiliá-lo em explicar o texto. É isso que é a pregação. Felipe subiu em sua carruagem e, a partir daquele capítulo mesmo, pregou-lhe Jesus. Não é estranho que pregasse de Jesus a partir do Velho Testamento, pois a Bíblia inteira é um livro sobre Jesus.

Quando o eunuco compreendeu, perguntou se podia ser batizado. Felipe ordenou que, primeiro, devesse ser um verdadeiro crente e, quando isso era confirmado, foram até a água, onde o eunuco era imerso. Dessa forma, partiu alegre.

A passagem prossegue, explicando como Filipe ajudou o tesoureiro etíope a compreender a passagem do Livro de Isaías que ele estava lendo, após o qual o africano pediu para ser batizado por ele, o que Filipe fez. A versão etíope deste versículo menciona Hendeke (????); a rainha Gersamot Hendeke VII foi rainha da Etiópia de 42 a 52 d.C..

A Igreja Ortodoxa Etíope, conhecida oficialmente como Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido



E ASSIM TERMINAMOS O PRIMEIRO BLOCO

MAS NÃO SAIA DAI QUE VONTAMOS COM MAIS INFORMAÇÕES E DETALHES ACERCA DESSE RESULTADO E COMO É UM EXEMPLO DE OBEDIENCIA PARA VOCÊ TAMBEM



VOLTAMOS JÁ...







SEGUNDO BLOCO



MENSAGEM PESSOAL , VEJA O VIVEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário