quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PROGRAMA05 EUESTOUENVOLVIDO



Roteiro programa 05



Chamada



Continuamos Navegando pela Biblia e neste programa estaremos comentando os capitulos 7 até 13 do Evangelho de Mateus

O tema principal é Como ser um lider, Mateos mostra como Jesus demonstrou sua liderança

vai ser imocionante comentar este capitulo, do qual voltaremos daqui a pouco

Não saia dai...





________________________________________________________



propaganda

clip  Sonhador - Clip de André e Felipe - Sertanejo Gospel



_______________________________________________________



bloco 02



Que aparecencia deve ter um lider...



Os lideres importantes, por exemplo, os presidentes e primeiros ministros se esforçam para transmitir uma imagem de confiança e de poder.

Um lider, supoem eles, deve ter a aparencia de um lider e seguido por uma extensa lista de jornalistas, guarda costas, assistentes leais e admiradores ansiosos.

Mateus descreve um lider verdadeiro, um rei na realidade, porem um destroi os estereotipos. JEsus tinha um poder inegavel.

Podia acalmar uma tormenta atroz e até caminhar sobre a superficie de um lago.

No entanto, ele usava seu poder de forma compassiva, para beneficio dos demais: para alimentar aos famintos e curar os enfermos. Não se interessava projetar uma imagem de poder.



Um novo tipo de reino



Os judeus do primeiro seculo, que odiavam o Imperio Romano, se haviam unido veemente em torno de um rei militante. Se rebelaram muitas vezes até que um vingativo general romano arrasou a Jerusalem em 70 D.C..

Porem o reino que Jesus proclamava não se adequava a suas expectativas. Ao principio de seu ministerio, Jesus rejeitou um oferecimento de gloria e territorio tentador (mateus 4:8-11), e mais tarde rejeitou constantemente as pessoes da multidão.

Apesar de ser o mais poderoso de todos os reis, passou seu tempo falando e ensinando, em vez de recrutar um regimento.

Por ser o verdadeiro Messias, ele não buscou satisfazer a falsa imagem que as pessoas tinham dele, senão que tratou de satisfazer a Deus.

No capitulo 13, Mateus reune varios da historia, chamada parabolas, que Jesus contou para descrever "seu reino dos ceus" uma frase que Mateus usa 32 vezes.

Noque Jesus nunca definiu precisamente esta frase, deu muitas indicações sobre a natureza de seu reino.

O reino é tão importante, disse, que para pertencer ao mesmo vale a pena vender tudo oque a pessoa possuia.

Jesus disse que seu reino não tem limite geograficos. A diferença da Grecia, China ou Equador, digamos, seu reino não pode ser apontado em um mapa.

Seus seguidores vivem em meio de seus inimigos, não separados deles cercado por um muro. E no entanto Jesus profetizou que seu reino exibia um crescimento notavel ainda a um meio ambiente que tratava de destrui-lo.



Os discipulos não o entendiam.



O "reino dos ceus" consiste em um reinado de Deus e o mundo. Esta constituido por gente de todas as raças e de todas as nações que seguem lealmente a vontade de Deus na terra.

Jesus enfatizou que este novo reino era um grande passo adiante no plano de Deus; o menor de seus cidadaos é maior que Joao Batista (Mateus 11:11)

Os discipulos, acostumados as imagens mais tradicionais de poder e liderança, nao alcançavam em captar o conceito que Jesus tinha do reino.

Uma e outra vez pediam a Ele que lhe explicasse as parabolas, entretanto, tratavam  de superarse mutuamente em suas posições diante de Cristo.

Com o passar do tempo, os discipulos se foram convencendo que Jesus era "O Messias, o filho do Deus vivente".

Pedro foi exaltado por essa confissao (Mateus 16:17). Porem logo recebeu uma reprovação mais severa na passagem seguinte quando rejeitou a ideia de que seu lider podia eventualmente sofrer e morrer.

As parabolas do tipo de liderançaa que encarnava Jesus foram se aprofundando a medida que se acercava a sua entrava final a Jerusalem, a capital.

Porem, nesta ocasião nao montou um carro de combate nem um brilhante cavalo corcel, senao um asno.

E poucos dias depois deixou a seus seguidores em emblema perene que não era um estandarte real nem um cetro, senão a crus que foi executado.



Uma pergunta vital



Podia Jesus concorrer em uma eleição para cargo politico... Que tipo de lider as pessoas hoje em dia.



Daqui a pouco voltamos para fazer mais uns comentários desta passagem de Mateus 7 até 13, não saia dai, voltamos já...





__________________________________________________________________



propaganda

clip  Preciosa Graça - Quarteto Gileade - CPAD Music



acrescentado na musica no rodape este texto



Clipe oficial da música Preciosa Graça interpretada pelo Quarteto Gileade da gravadora CPAD Music.

Com mais de 25 anos de carreira e uma agenda completa de compromissos,até mesmo fora do Brasil o Quarteto Gileade apresenta o clipe do hino Preciosa Graça, título do 10º CD do grupo que, dentre outras novidade, traz a participação do americano Arthur Rice, integrante do Quarteto Kingdom Heirs, com a canção “Ele fechou as portas.”

O grupo já soma nove CD's e um DVD em comemoração pelas Bodas de Prata no ano de 2011 com o selo da gravadora CPAD Music.





_________________________________________________________________





Comentários



Vamos navegar pela Biblia, no capitulo 8 verso 1 tem como tema " da Palavra a ação, é tipico de Mateus vincular as palavras de Jesus com suas ações, nos capitulos 5 a 7 contem o discursso mais logo de Jesus, o Sermão do Monte, um discurso que afetou grandementeos ouvintes. Nos capitulos seguintes mensiona os 10 milagres feitos por Jesus que estabelece ainda mais sua autoridade.

No capitulo 9 verso 9 o tema é " Amigo até dos cobradores de impostos" que eram os menos populares nos dias de Jesus até nos dias atuais. Muitos judeus os consideravam traidores ao servico do odiado Imperio Romano.

Nesta comovente cena, o evangelho nos conta como Jesus chamou primeiramente a Mateuss e como mais tarde foi a sua casa para tratar ali livremente com publicanos e pecadores. Mais adiante, Mateus se convertia em um leal discipulo que aplicou sua ordeira mente a redação do presente relato da vida de Jesus.

No capitulo 11 verso 20 o tema é " Os milagres sao suficientes"  que nao deixa de nos surpreender que as pessoas foram testemunhas de milagres sobrenaturais e não chegaram a arrepender-se nem a seguir a Jesus. Ao longo de seu ministerio, Jesus demonstrou que lhe incomodavam as multidões que se aproximavam para ver os milagres que fazia um persoangem popular.

Ele não buscava o aplauso senão o compromisso. Gradualmente se foi voltando cada vez mais ao uso das parabolas que mais tarde ele explicara a seus discipulos.

No capitulo 12 verso 12 os fariseus se ofendem. No capitulo 12  nos permite detectar porque os fariseus se sentiam ofendidos com Jesus. Em primeiro lugar, seus discipulos recolhiam espigas de milho no dia do repouso, algo proibido pelos fariseus.

Logo tomou lugar uma provocadora cura no dia do repouso. Alem do mais, Jesus acusava os fariseus de se preocuparem mais com a letra da lei do que com o espirito, a tal ponto que demonstravam mais preocupação pela vida de um animal que pela vida humana.

No capitulo 13 verso 57 o tema muda para Sem respeito a sua aldeia.  Jesus havia comecado seu ministerio em sua propria aldeia, em uma sinagoga, ocasiao que quase desata em tumulto.

Tempo depois, quando regressou, atraiu muita curiosidade porem pouca fe. As pessoas de seu povoado não podiam imaginar que alguem que havia sido criado entre eles por um simples carpinteiro andasse agora ensinando como rabino e fazendo milagres.

Jesus negou a exibir seus poderes sobrenaturais diante deles, e se distanciou pacificamente.

mais comentários livres



____________________________________________________________________



propaganda

clip Basta uma Palavra - Sumara Santos



_____________________________________________________________________



despedida



______________________________________________________________________-
























Nenhum comentário:

Postar um comentário