quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PROGRAMA03 EUESTOUENVOLVIDO



roteiro





chamada



Navegando através da Biblia



A partir deste programa seguiremos uma rotina de conhecer mais profundamente a biblia sagrada e suas características

Estaremos trazendo os texxtos da Biblia Devocional de Estudo escrito em lingua espanhola, para você acompanhar aqui



Neste primeiro tópico estaremos trazendo o Livro de Mateus sua introdução e detalhes dos capitulos 1 à 5, esteja conosco nesta viagem.



_______________________________________________________________________________



propaganda



musica - André Valadão - Escudo e Proteção - Sun and Shield - (Clipe Oficial)



______________________________________________________________________________



Uma ponte entre o antigo e novo testamento



Nos 400 anos prévios do advento de Jesus, nada novo se havia agregado à Biblia.

Os profetas haviam caido no silêncio. Durante estes séculos, os impérios do Oriente Médio haviam surgido e sucunbido um atrás do outro debaixo do dominio de grandes potências tais como Grécia e Roma.

E então sucedeu algo transcedental. Nasceu uma criança, direferente de todos qu haviam nascido antes dele. Ao apresentar esta criança que com o passar do tempo se convertia no homem Jesus.

Mateus informa desde o início suas intensões através de suas palavras. Liga a chegada de Jesus com a história do Antigo Testamento.



A Arvore genealógica de Jesus



Todo o mundo, especialmente o povo judeu havia esperado a chegada do Messias. Supunha que este advento mudaria todo o curso da história do mundo.Porém, " poderia este filho de carpinteiro ser o rey tão esperado... É precisamente para responder a esta pergunta que Mateus começa sua genealogia.

As genealogias, compridas listas de nomes, raramente chega a interessar alguém diretamentamente.

Preste atenção como o autor moderno descreve oque sente ao ouvir recitar a antiga genealogia."Existe uma expressão denominada, o momento importante, do ponto de vista emotivo, nunca mais voltará a alcançar a vida" relata Alex haley autor de Raízes.



A importancia das raízes



A genealogia de Jesus mão começa com o nascimento de JEsus, senão que retorcede ao passado em busca de suas raízes.Se Jesus é realmente o MEssias,seus antepassados devem cumprir os requisitos de tal alegação.

Como todo estudante de história sabe, os reis não se auto proclamam reis, senão que devem pertencer a linhagem real. Mateus traça a estirpe de Jesus agté chegar ao pai da raça judia, Abrahão, o primeiro a receber a promessa do Messias, até chegar ao grande rei dos hebreis o Rei David.



Vinculos com o Antigo TEstamento



Depois de registrar a linhagem de Jesus, Mateus narra a trajetória do Messias na terra. Ao faze-lo se fundamente uma e outra vez ao Antigo Testamento, citando com maior frequencia que qualuqer outro escritor do novo testamento.

Podemos dizer então , que o primeiro livro do Novo Testamento se apresenta diante de nós como o evangelho que vincula coisas, que serve de elaboração entre o antigo e o novo.

Mateus começa buscando as raízes de Jesus, porém estabelece tambem o contraste entre Jesus e a imagem que os judeus tinham do Messias. JEsus o rei, poem um fim a milhares de anos de ansiosa espera. Porém veio a estabelecer um tipo de reinado totalmente inédito, um reinado distinto do que todos esperavam.



Como ler Mateus.



Qualquer pessoa que tenha lido um livro de conatbilidade se dará conta de que é o que irá gostar, por quem gosta de contas, ou seja, colunas bem ordenadas e cifras claras, em que consiste a quantidade do DEVE e HAVER classificadas tipo e procedência.

Como é de esperar, o evangelho atribuido a um cobrador de impostos como era Mateus, reflete um modo de pensar sistemático. O relato da história de Jesus não é cronológico, senão que agrupa feitos e ditos segundo seus temas.

Mateus se agrupa os ditos de Jesus em cinco seções principais. Em primeiro lugar teremos o famoso Sermão do monte nos capitulos de 5 a 7. Logo nos capitulo 10 registra as instruções de JEsus a seus discipulos sobre sua missão que a ele tinham que cumprir, o capitulo 13 coloca uma série de parábolas sibre o reino, no capitulo 18, os ditos de Cristo sobre a igreja como comunidade e nos capitulos 23 a 25 coloca os conceitos de JEsus sobre a hipocresia religiosa e tambem as pregações sobre o futuro.

Intercalado entre estes cinco grandes discursos uma copilação de cenas que mostram Jesus em ação.

Este habil entretenimento de atividades e de ensinos de Jesus le outorga a este evangelho um lugar destacado na literatura e na arte. Os artistas com frequencia se sentem atraidos a Mateus por ser um exemplo.

Há duas vias de acesso que serão úteis em seu estudo de Mateus. Em primeiro liugar, considere em que se distingue dos outros tres evangelhos, isto te dará uma noção do propósito especifico de Mateus. Em segundo lugar, te resultará muito esclarecedor consultar muitas das referências ao Antigo TEstamento que faz Mateus.



No bloco seguinte iremos fazer um comentário deste tema e colocar para você algumas curisidades sobre este ponto do livro de Mateus...



Voltamos já....





_______________________________________________________________________________________



propaganda

Musica GN - Livre Sou [Clipe Oficial]



______________________________________________________________________________________



COmentário



Um ponto importante a comentar é que existe uma caracteristica de grandes feitos de Deus na terra. Quando Deus via realizar grandes feitos, segundo estudos judaicos, terra recebe grandes ondas de poder.

Quando Moises precisou tirar o povo de Israel das mãos de Faraó, fei grandes atos, mas os sacerdotess do faraó tambem receberam este poder porém em quantidade menor.

Quando Jesus estava vindo para o meio de nós, na época, segundo grandes rabinos, a terra recebeu tambem este poder e influencia divina, tanto que na época começaram a aparecer muitos Messias como SIDARTA GAUTAMA nos seculos 6 e 5 AC, KRISHNA seculo 5 AC, SIMÃO BAR KOKHBA seulo 2 DC

Jesus mesmo alertou “Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos..." Mt.24:4-5, 11, 23-26

Um outro exemplo disso foi Simão, o Mago At.8:9-23

A história ainda conta o aparecimento de Menachem Ben Yehuda, lider messiánico no ano 33 DC, Nissin Ben Abraham Viveu no século 13 na cidade de Ávila, Espanha. Dizia ser um operador de milagres e seus seguidores acreditavam que era abençoado por um anjo, Shabbetai Zevi Viveu em Izmir no século 17, à época parte do Império Otomano. Conquistou muitos seguidores, mas foi expulso e migrou para Salônica. Posteriormente, conquistou a confiança de um rabino da cidade de Gaza, que corroborou suas pretensões messiânicas, Menachem Mendel Schneerson Último dos modernos proclamados messias, é o sétimo nome das lideranças do movimento judaico ortodoxo Chabad Lubavitch, originário da Europa Oriental e hoje sediado em Nova York. Essa onda expandiu-se especialmente a partir dos anos 1980, encerrando-se após a morte de Schneerson, em 1994. Embora apontado por seus seguidores como messias, ele nunca viajou para o Estado de Israel.

No momento da volta de Cristo também será de se notar que as potestades e muitos se levantaram como o salvador do mundo.



mais comentário livre no video





________________________________________________________________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário